Alunos

Dejacir Marini Neto

Joyce dos Santos

Patricia Goes de Araujo

Wellington Rodrigues da Silva

Prof: Walter Roque Gonçalves

www.profwalter.net.br

Riscos e Ações

Riscos – Para cada objetivo de negócio definido, devem ser identificados os riscos que podem impedir que esse objetivo seja alcançado.
Em uma primeira análise pode se fazer uma listagem completa de todos os riscos possíveis e imagináveis. Depois podem ser selecionados os riscos mais significativos para que o trabalho de gerenciamento de risco tenha um custo / benefício adequado.

Ações – Para cada risco selecionado e definido como significante para o processo de gerenciamento de riscos, devemos identificar ações que possam minimizar a ocorrência desse risco. Essas ações podem já existir ou não. Na medida em que esses elementos forem sendo identificados em um número crescente, temos a necessidade de avaliar a prioridade e importância de todo esse material. Mas, que parâmetros devemos tomar por base ? Quais as avaliações que devemos fazer ? Para cada um dos elementos sugerimos que sejam analisados:
• Importância para o negócio – Cada objetivo deve ser avaliado sobre a sua importância para o negócio da organização.
• Probabilidade de ocorrência – Os riscos devem ser analisados sob a probabilidade de sua ocorrência. Impacto no negócio – Cada ocorrência de risco traz impactos diferentes para o negócio da organização. Identificar o grau desse impacto será um dado importante para a priorização desse processo.
• Grau de minimização do risco – As ações definidas para minimizar um risco possuem um grau de eficácia. Quanto mais eficazes forem, maior o poder de minimização do risco.
• Esforço a ser gasto – O esforço associado para que a ação possua uma boa eficácia é um parâmetro a ser considerado. Muito esforço em ações que minimizem riscos de pequeno impacto no negócio significa um ponto de atenção.
Para se chegar aos valores desses parâmetros a serem julgadas, as organizações necessita de um processo que expresse verdadeiramente a avaliação das pessoas envolvidas. Este processo pode ser desde um simples questionário até sessões de trabalho conduzidas por facilitadores e com apoio de softwares de decisão de grupo.
Muitos erros podem ser cometidos nesse processo de gerenciamento de riscos. Uma forma de minimizar esses erros é considerar como fatores críticos de sucesso:
• A definição do escopo da área a ser trabalhada;
• A definição explícita dos objetivos de negócio;
• A existência de uma abordagem metodológica;
• O acesso à informação por todos os envolvidos.