Em uma primeira análise pode se fazer uma listagem completa de todos os riscos possíveis e imagináveis. Depois podem ser selecionados os riscos mais significativos para que o trabalho de gerenciamento de risco tenha um custo / benefício adequado.
Ações – Para cada risco selecionado e definido como significante para o processo de gerenciamento de riscos, devemos identificar ações que possam minimizar a ocorrência desse risco. Essas ações podem já existir ou não. Na medida em que esses elementos forem sendo identificados em um número crescente, temos a necessidade de avaliar a prioridade e importância de todo esse material. Mas, que parâmetros devemos tomar por base ? Quais as avaliações que devemos fazer ? Para cada um dos elementos sugerimos que sejam analisados:
• Importância para o negócio – Cada objetivo deve ser avaliado sobre a sua importância para o negócio da organização.
• Probabilidade de ocorrência – Os riscos devem ser analisados sob a probabilidade de sua ocorrência. Impacto no negócio – Cada ocorrência de risco traz impactos diferentes para o negócio da organização. Identificar o grau desse impacto será um dado importante para a priorização desse processo.
• Grau de minimização do risco – As ações definidas para minimizar um risco possuem um grau de eficácia. Quanto mais eficazes forem, maior o poder de minimização do risco.
• Esforço a ser gasto – O esforço associado para que a ação possua uma boa eficácia é um parâmetro a ser considerado. Muito esforço em ações que minimizem riscos de pequeno impacto no negócio significa um ponto de atenção.
Para se chegar aos valores desses parâmetros a serem julgadas, as organizações necessita de um processo que expresse verdadeiramente a avaliação das pessoas envolvidas. Este processo pode ser desde um simples questionário até sessões de trabalho conduzidas por facilitadores e com apoio de softwares de decisão de grupo.
Muitos erros podem ser cometidos nesse processo de gerenciamento de riscos. Uma forma de minimizar esses erros é considerar como fatores críticos de sucesso:
• A definição do escopo da área a ser trabalhada;
• A definição explícita dos objetivos de negócio;
• A existência de uma abordagem metodológica;
• O acesso à informação por todos os envolvidos.